Mandatários no Porto<br>Açores e Braga
Valdemar Madureira é mandatário da candidatura de Edgar Silva à Presidência da República no distrito do Porto, informou o gabinete de imprensa da candidatura no dia 19.
Albino Valdemar Ferreira Madureira, economista, de 71 anos, é natural de Vila do Conde e reside em Matosinhos. Funcionário público aposentado, exerceu vários cargos nas alfândegas, como o de director da Alfândega do Porto de Leixões, cuja criação impulsionou.
Desempenhou igualmente várias funções enquanto eleito da CDU, tendo sido vereador da Câmara Municipal de Matosinhos durante três mandatos e membro das assembleias municipais de Vila do Conde e Matosinhos.
É presidente da assembleia-geral do Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Norte. Foi membro do Comité Central do PCP e é actualmente membro da DORP, sendo o responsável pelo seu Sector Intelectual.
José Decq Mota, nos Açores
José Decq Mota foi apresentado no dia 23, na Horta, como mandatário regional nos Açores da candidatura de Edgar Silva à Presidência da República.
José Eduardo Bicudo Decq Mota, de 66 anos, natural da Horta, foi membro da Direcção da Organização da Região Autónoma dos Açores do PCP e coordenador do PCP/Açores, e é actualmente membro do Conselho Regional do PCP.
Membro do Comité Central entre 1980 e 2008, foi o primeiro candidato do PCP a ser eleito deputado na Assembleia Legislativa Regional dos Açores, funções que desempenhou entre 1984 e 1988.
Desempenhou também várias funções enquanto eleito da CDU, tendo sido vereador da Câmara Municipal da Horta (1997-2001 e 2005-2009) e deputado na Assembleia Municipal.
Joaquim Daniel, em Braga
Joaquim Daniel é o mandatário da candidatura de Edgar Silva às eleições presidenciais no distrito de Braga, informou o gabinete de imprensa da candidatura no dia 19.
Joaquim Daniel Pereira Rodrigues, operário químico da Continental Mabor, tem 43 anos de idade, é coordenador da União dos Sindicatos do Distrito de Braga, membro da Comissão Executiva da CGTP-IN e dirigente do SITE-Norte. É membro da DORB e do Comité Central do PCP.
Na nota de imprensa, afirma-se que, «com esta escolha, a candidatura reafirma a sua opção pela defesa dos trabalhadores e do povo» e que se trata de «um novo passo na afirmação no distrito de Braga de uma candidatura firme, combativa, singular porque afirma o seu absoluto comprometimento com os valores de Abril e com a defesa da Constituição da República Portuguesa».